A cerimônia de posse do novo presidente da Ordem dos Advogados de Portugal (OAP), João Massano, realizada nesta quinta-feira (8/5), abriu caminho para a retomada do acordo de reciprocidade com a OAB. A presença do presidente Beto Simonetti e do membro honorário vitalício da OAB Marcus Vinicius Furtado Coêlho no evento reafirmou o interesse da advocacia brasileira em fortalecer os laços institucionais entre os dois países.
Para o presidente Beto Simonetti, o restabelecimento dessa parceria representa uma oportunidade concreta para promover avanços mútuos para a advocacia. “João Massano representa um espírito de modernização e compromisso institucional com o qual a OAB se identifica plenamente. Acreditamos que essa retomada do diálogo irá fortalecer as duas instituições e abrir novos caminhos para a nossa classe”, afirmou.
Simonetti destacou, ainda, que a relação entre Brasil e Portugal vai além das afinidades jurídicas. “Temos raízes comuns e desafios semelhantes. O aprimoramento do acordo de reciprocidade, que se faz necessário com a posse de Massano, será um passo fundamental para garantir segurança jurídica, intercâmbio técnico e oportunidades para advogados e advogadas em ambos os países”, complementou, esclarecendo que o modelo de acordo atual,
Além de João Massano, foram empossados o presidente do Conselho Superior, Jaime Martins; o presidente do Conselho Fiscal, Pedro Madeira de Brito; e os novos membros do Conselho Superior, do Conselho Geral, do Conselho de Supervisão e do Conselho Fiscal, todos eleitos para o triênio 2025–2027. A cerimônia reuniu autoridades como a ministra da Justiça de Portugal, Rita Judici, e o embaixador do Brasil em Lisboa, Raimundo Carreiro.